Uma rede instável apresenta oscilações no tempo de resposta entre o seu computador e o computador ou servidor de destino, causando o que é conhecido como Jitter.
Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados.
Quando usamos um sistema de telefonia IP, precisamos que dados sejam enviados e recebidos em tempo real para que a conversa ocorra também em tempo real e ambos os lados possam se entender. Imagine falar uma frase e, devido ao atraso da sua rede, a frase falada demorar 2 segundos para ser ouvida pela outra pessoa. Isso pode não gerar apenas picotes, mas confusão, porque em muitos casos, os interlocutores falam ao mesmo tempo.
Recomendações:
- Verifique sua internet. Lembre que atraso não significa que sua internet é lenta. Você pode conseguri baixar um arquivo em poucos segundos, mas demorar um pouco para que o download inicie, por exemplo. Isso pode significar que sua internet está apresentando atraso.
- Se estiver usando uma rede móvel (3G ou 4G) tente conectar a uma rede Wi-fi. Normalmente as redes móveis apresentam boas velocidades mas um tempo de resposta elevado.
- Desligue e religue o seu roteador.
- Tente testar a sua conta em outro local, assim que puder, de forma a confirmar se o problema de fato está em sua conexão.